2º Torneio de Futsal CIDADE DE TAVIRA 2013 - Início dia 24 de Junho

Pela 1ª vez, Tavira tem uma equipa de Xadrez no Nacional

O XLT - Xadrez dos Leões de Tavira - conseguiu o apuramento para jogar o Nacional de Equipas na época 2007/08.Tavira tem, pela 1ª vez, uma equipa de Xadrez a competir num campeonato nacional da modalidade.
O XLT (Xadrez dos Leões de Tavira) subiu à 3ª Divisão Nacional de Xadrez, após ter ganho o Campeonato Distrital de Equipas do Algarve que se realizou sob a égide da Associação de Xadrez de Faro no passado Sábado, 22 de Setembro, em Tavira, na sede dos Leões Futebol Clube.
A vitória do XLT neste campeonato distrital para o efeito de apuramento de representante para a 3ª Divisão Nacional não sofreu qualquer contestação, pois os seus jogadores mostraram uma superioridade que se refletiu nos resultados de 3-1 e 4-0 obtidos perante o Colégio Bernardete Romeira, de Olhão, clube que apresentou uma equipa de jogadores muito jovens e que tentou dificultar ao máximo o desfecho do resultado nos primeiros 2 tabuleiros, onde o título se podia decidir.
1ª ronda, 10:30h
> Xadrez dos Leões de Tavira 3 - 1 CBR> Marco Dionizio 0 - 1 André Gomes> José Correia 1 - 0 Marco Caeiro> Rosen Kutrev 1 - 0 Marcelo Vicente> Cristiano Dionizio 1 - 0 Mariana Caeiro

2ª ronda, 14:30h
> CBR 0 - 4 Xadrez dos Leões de Tavira> André Gomes 0 - 1 Marco Dionizio> Marco Caeiro 0 - 1 José Correia > Marcelo Vicente 0 - 1 Rosen Kutrev> Mariana Caeiro 0 - 1 Cristiano Dionizio

Sendo certo que a alegria pelos resultados obtidos aumentam o sentido de responsabilidade do clube, recordamos que o XLT tem 3 dimensões ou preocupações essenciais:
  • a) o ENSINO da modalidade (3ªs e 5ªs Feiras, das 18.30h às 20.00h, na sede do Clube);
  • b) a COMPETIÇÃO nos diversos escalões etários (indivuais e por equipas) - inscrições abertas para a época 2007/2008 (no local ou pelo xltavira@hotmail.com);c) a realização de EVENTOS (torneios, acções de formação e/ou divulgação da modalidade).

O XLT, nascido há cerca 3 meses, aproveita esta ocasião especial para informar que está interessado em conseguir um parceiro exclusivo, igualmente ambicioso e empreendedor, de modo a levar pela Cidade e pela Região o nome, o projecto e os resultados de um trabalho ímpar e de sucesso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Numa das minhas navegações pelos clubes de Xadrez, encontro o sítio dos Leões de Tavira.
É com muita alegria que constato que os Leões reactivaram a Secção de Xadrez e apostam na formação.
Estão por isso de parabens e faço votos para que o alfobre agora semeado dê a muito curto prazo os seus frutos e que de uma vez por todas a nossa cidade de Tavira surja em força no panorama regional, honrando a primeira leva de pioneiros: José Correia, Pedro Paiões, Luís, António Coelho, Rui Amaro, Luis Palmeira, Dionísio, eu próprio, etc., etc., etc.
Parabens pela entrada no Nacional de Xadrez da 3ª Divisão.
Vão no bom caminho.
Para a Direcção e para a Secção de Xadrez dos Leões os maiores êxitos
Octávio Ribeiro
octaviori@netcabo.pt

Anónimo disse...

O XLT ficou extraordinariamente contente, e eu próprio, em particular, com os votos dados pelo nosso muito amigo Prof. Octávio Ribeiro. Todas as palavras serão poucas para sublinhar a dedicação que este Senhor dedicou não só ao desenvolvimento da modalidade mas, essencialente, ao desenvolvimento equilibrado dos jovens que com ele tiveram a sorte de se cruzar, quer na vida escolar, como na vida privada, e que a ele devem, concerteza, muito da construção da nossa própria personalidade. O nosso muito obrigado pelas palavras carinhosas e de incentivo. Já agora, abaixo transcrevo a «Nota de Imprensa nº5-2007», divulgada pelos media em Maio Passado, em que o XLT faz referência exactamente à herança que modestamente se julga merecedor desde os tempos em que o Xadrez em Tavira passou pelas mãos do Prof.Octávio.
Pelo XLT,
José Correia.
«««
Nota de Imprensa – n.º 5 -2007
XADREZ DINÂMICO NOS LEÕES TAVIRA
XLT INICIA AULAS DE XADREZ

Numa organização da Associação de Xadrez de Faro, avalizada pela Federação Portuguesa de Xadrez, decorreu no fim-de-semana de 26 e 27 de Maio, em Loulé e Olhão, respectivamente, uma Acção de Formação de Monitores de Xadrez, superiormente ministrada pelo Treinador FIDE e Mestre Internacional António Fróis, que se deslocou expressamente de Lisboa para o efeito.
Esta formação reuniu, nesses dois dias, 15 formandos oriundos de diversas localidades do Algarve e do Alentejo, sendo que os Leões de Tavira apresentaram 4 elementos da sua renovada Secção de Xadrez, denominada XLT – Xadrez dos Leões de Tavira – numa aposta muito cara à Direcção dos Leões FC e dos responsáveis do XLT, por forma a garantir um elevado índice de competência e rigor técnico-desportivo, nomeadamente na Formação e Ensino do Xadrez na Cidade de Tavira, que cumpra os requisitos necessários para um ensino de qualidade, tentando desta forma recuperar uma herança e uma tradição que Tavira granjeou há cerca de 25-30 anos, através do muito estimado e amigo Prof. Octávio Ribeiro que, como tantos se lembram, tanto fez pela modalidade e pelo desenvolvimento dos jovens no concelho de Tavira.
É portanto neste espírito de continuidade e de dinamismo que o XLT pretende recolocar o Xadrez de Tavira no mapa da Região, surgindo com um Plano de Actividades e de captação de jovens, com a oferta imediata de AULAS DE XADREZ às Terças e Quintas-Feiras, pelas 18.30h, devendo os interessados contactar o XLT pelos números 919128082, 966393006 ou pelo endereço xltavira@hotmail.com
Do Plano de Actividades que o XLT preconiza, realça-se a organização, no Dia da Cidade, 24 de Junho, do 2º Open Internacional de Xadrez de Rua – Cidade de Tavira, torneio aberto a jogadores federados e a populares, a realizar no Jardim do Coreto pelas 19.00h, partidas rápidas (Blitz) de 10 minutos por jogador com interessantes prémios para os diversos escalões etários e categorias, dos sub-08 aos Veteranos, com inscrições gratuitas para os residentes no concelho, e a realização do Festival «XADREZ AO FIM DO DIA», sessões de Partidas Simultâneas dadas por jogadores de consagrado gabarito regional e/ou nacional, integradas no programa cultural “Verão em Tavira 2007”, evento igualmente aberto, a realizar no Jardim da Alagoa pelas 21.00h nos dias 6 e 20 de Julho, 3, 17 e 31 de Agosto, e 14 e 28 de Setembro. Na sua sessão inaugural, este Festival de Simultâneas «Xadrez ao Fim do Dia» terá o gosto de contar com o especial apadrinhamento de Vasco Diogo, actual campeão Absoluto do Algarve, um jovem de elevadíssimo potencial, actualmente a disputar o torneio Nacional de Mestres.
A Direcção

»»»